DICAS PET

AGOSTO VERDE: PROTEJA SEU PET DA LEISHMANIOSE!
Agosto é o mês verde para a saúde dos nossos pets! Neste período, intensificamos a conscientização sobre a leishmaniose, uma zoonose grave transmitida pela picada do mosquito palha. Mas como podemos proteger nossos cães e gatos dessa ameaça?

O que é a leishmaniose?

A leishmaniose é uma doença causada por um parasita transmitido pela picada do mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis). Essa doença pode causar diversos sintomas nos animais, como febre, perda de peso, lesões na pele e até mesmo a morte. O pior de tudo é que a leishmaniose é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para os humanos, causando sérios problemas de saúde.

Sintomas da Leishmaniose:

Os sintomas da leishmaniose podem variar de animal para animal, mas alguns dos mais comuns incluem:

- Pele: Lesões na pele, principalmente no focinho, orelhas e patas, perda de pelos, feridas que demoram a cicatrizar.
- Emagrecimento: Perda de peso progressiva, mesmo com apetite normal.
- Febre: Febre intermitente ou constante.
- Aumento dos gânglios linfáticos: Os gânglios podem ficar aumentados e doloridos.
- Problemas oculares: Conjuntivite, inflamação dos olhos.
- Unhas: Crescimento excessivo das unhas.
- Prolapso do terceiro olho: Uma membrana no canto interno do olho pode se projetar para fora.
- Apatia: O animal pode ficar mais apático e com menos energia.

A importância da prevenção:

A prevenção é a melhor forma de combater a leishmaniose. Algumas medidas simples podem fazer toda a diferença:
- Vacinação: As vacinas são aliadas importantes na prevenção de doenças. Consulte o seu veterinário para saber quais vacinas são necessárias para o seu pet.
- Controle do mosquito palha: O mosquito palha se prolifera em ambientes úmidos e com matéria orgânica. Por isso, é fundamental manter o ambiente limpo, eliminar água parada e usar telas em portas e janelas.
- Uso de repelentes: Os repelentes específicos para cães ajudam a afastar o mosquito palha e diminuem o risco de transmissão da doença.

A importância de manter a carteira de vacinação em dia:

A carteira de vacinação do seu pet é como um passaporte para a saúde. As vacinas são importantes para proteger o seu animal de diversas doenças e ao manter a carteira de vacinação em dia, você garante que o seu pet esteja protegido e com a saúde em dia.

A leishmaniose e o ambiente urbano:

É comum pensarmos que a leishmaniose é uma doença mais comum em áreas rurais, mas a verdade é que o mosquito palha pode se adaptar facilmente ao ambiente urbano. A produção de material orgânico, o acúmulo de água em vasos de plantas, pneus velhos e outros recipientes, além da falta de limpeza urbana, favorecem a proliferação do mosquito.

A leishmaniose é uma doença grave, mas com a prevenção adequada podemos proteger nossos pets e nossas famílias. Ao manter a carteira de vacinação em dia, controlar o mosquito-palha e oferecer cuidados básicos ao seu pet, você estará garantindo uma vida mais longa e saudável para o seu melhor amigo.
< VOLTAR
Avenida Dom João VI, 500 • Distrito Industrial • Pindamonhangaba • SP
2016 © MUNDO ANIMAL.
Desenvolvido por: Impulsa